O Programa Mais Educação no Município
Em busca de uma nova reconfiguração de uma política educacional brasileira, disponibilizando atividades pedagógicas no tempo de permanência e responsabilidade da escola com currículos que atendam as realidades das comunidades, o Governo Federal através da Constituição Federal /1988 - Lei 9.394/96 – LDB, Decreto 6.253, de 13/11/2007 – FUNDEB, Decreto 7.083/2010, de 27de janeiro de 2010 – Programa Mais Educação, Portaria 873, de 1º de julho de 2010 – FUNDEB -Financiamento da Educação Integral, PL 8035/10 - Plano Nacional de Educação (PNE) - Aprova o Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2020-implantando o Programa Mais Educação no país. Assim ao chegar ao município de Aracati no ano de 2010 o projeto foi feito por algumas escolas e no final do ano de 2011 o recurso foi liberado pelo governo para a compra dos materiais das oficinas e o pagamento dos monitores. Quando houve a aprovação tudo parecia novo, as escolas não estavam preparadas na sua estrutura física e nem na estrutura pedagógica, mas mesmo assim o município recebeu com muito agrado, iniciando com as escolas Professor Régis Bernardo, Centro Educacional Raízes e Asas, Escola Gercina Nepomuceno e Colégio Municipal.
Hoje em nosso município 25 escolas aderiram ao Programa disponibilizando atividades de acompanhamento pedagógico, judô, capoeira, saúde, esporte e lazer, jornal, música, dança, teatro, arte, horta, informática, vídeo, rádio, flauta doce, percussão, instrumento de cordas etc. Nesse ano mais quatro escolas aderiram ao programa. Apoio oferecido para a realização das Atividades do Programa Mais educação. O MEC oferece: Orientações pedagógicas e de gestão, Formação continuada para os profissionais de educação, em associação com as Universidades Federais, Reuniões Técnicas, Encontros e Seminários, Apoio financeiro. Em parceria com o FNDE/PDDE: Recursos destinados ao ressarcimento de monitores, Recursos destinados a aquisição de material, Recursos destinados a pequenas reformas (quadras e instalações) e despesas gerais.
A secretaria de Educação disponibiliza Formação Continuada para os monitores de letramento, Capacitações com os monitores de música, teatro e horta em parceria em parceria com a secretaria de agricultura, cultura, Escola Profissional e profissionais voluntários.  Encontros motivacionais com os monitores, coordenadores e alunos. Vejamos nome das escolas que têm o Mais Educação. Apoio financeiro para a administração dos recursos e visitas e acompanhamento nas escolas
Objetivo
O programa Mais Educação é uma ação estratégia do Governo Federal para induzir a efetivação da Educação Integral por meio do repasse voluntário de recursos, garante a ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas. Consequentemente, busca contribuir para a melhoria da aprendizagem de crianças, adolescentes e jovens, bem como para fomentar debates em torno de novas metodologias de trabalho, novos olhares aos currículos e à prática pedagógica.  Romper o ciclo da pobreza: direcionamento de ações para enfrentamento das desigualdades sociais e educacionais.
Metas

A expectativa é ultrapassar as 25 unidades escolares disponibilizando a todas as 35 escolas do município  uma jornada ampliada  na educação integral, mas para isso é preciso que todas as redes acreditem na ampliação da jornada e haja maior investimento em recursos humanos e financeiros, em uma organização de um currículo eficaz dialogando com as aulas de ensino regular com as atividades complementares do Programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário